26 janeiro, 2010

PROJECTO: "LIMPAR PORTUGAL"


O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico e voluntário, a nível nacional, que conta presentemente com mais de 24 mil voluntários distribuídos por todo o país e organizados por concelhos.
Pretende-se reunir até ao dia 20 de Março de 2010, 100 mil voluntários para limparem as lixeiras depositadas ilegalmente nas nossas florestas. Este projecto é inspirado no que aconteceu na Estónia no dia 3 de Maio de 2008, onde 50 mil voluntários limparam todas as lixeiras ilegais do país em 5 horas.
Coimbra conta já com um grupo PLP, constituído neste momento por 234 voluntários:
(http://limparportugal.ning.com/group/cbrcoimbra;
http://plpcoimbra.wordpress.com/).

Entre outras actividades, como a divulgação do Projecto e a referenciação das lixeiras, estão a planear acções de sensibilização ambiental para levar a cabo junto dos mais novos nos meses de Fevereiro e Março:

1 - A primeira é um concurso de literatura em que alunos do 2º e 3ºciclos são convidados a escrever textos subordinados ao tema “As florestas e o lixo?” para serem publicados em três edições do Diário de Coimbra, após selecção por membros da coordenação concelhia do PLP e por uma professora de português. Os textos devem ser enviados até 25 de Fevereiro, e as publicações deverão ocorrer nos dias 10 de Fevereiro, 24 de Fevereiro e 10 de Março.

2 - A segunda é uma visita-workshop organizada pelo Jardim Botânico de Coimbra e que inclui uma visita pelo jardim para conhecimento das plantas utilizadas para a produção de papel (vertente pedagógica), e um workshop de reciclagem de papel, que os alunos devem ser incentivados a recolher nas escolas (vertente de sensibilização ambiental), para criação de uma prenda para comemorar o Dia do Pai (vertente lúdica). Esta actividade destina-se a alunos do pré-primário, 1º e 2ºciclos e decorrerá em 2 sessões diárias de 15 a 19 de Março.

3 - A terceira é a limpeza do Jardim da Sereia com o Apoio da Associação Cultural Nova Acrópole, destinada a alunos do 3º ciclo. Aceita-se a inscrição de 2 turmas e a actividade decorrerá entre as 15 e as 17 horas de 5 de Março.

2 comentários:

  1. Será que é possivel informar-me como posso inscrever uma turma na 3ºactividade de limpar o Jardim da Sereia?

    obrigado pela vossa atenção

    ResponderEliminar
  2. Olá Olga,
    pedi esclarecimento sobre as acções de sensibilização ambiental a decorrer no Jardim da Sereia, passo a citar informação enviada pela Coordenadora Concelhia de Coimbra, Verónica Ferreira: “Começo por dizer que a actividade de Limpeza do Jardim da Seria se encontra neste momento cheia, e por isso as inscrições nesta actividade estão encerradas.
    Está a decorrer neste momento a iniciativa PLP - Diário de Coimbra, para publicação de textos alusivos ao tema ´A floresta e o lixo`, escritos por alunos do 2º e 3º ciclos, na edição de 10 Março. (Texto com um máximo de 100 caracteres, em formato PDF; identificação com o nome, escola, ano e turma; enviado para o e-mail: limparportugalcoimbra@googlegroups.com. Envio até 25 de Fevereiro)

    “Na semana de 15 a 19MAR o Jardim Botânico de Coimbra terá disponível uma visita ao jardim para explorar a rota do papel e as plantas utilizadas ao longo do tempo para a produção de papel, seguida de um atelier de reciclagem de papel com produção de um presente para oferecer no dia do pai. As actividades são apresentadas em duas sessões diárias (manhã e tarde), e requerem marcação directamente para o Jardim Botânico. As crianças devem ser incentivadas a recolher o papel velho para levar para o JBotânico. (…).” (Mais informações em: http://www.uc.pt/jardimbotanico. Inscrições em: jardim@bot.uc.pt)

    “Estamos ainda a planear uma acção de sensibilização ambiental no Choupal para decorrer durante o dia 20 de Março e que inclui limpeza da beira rio, plantação de árvores e ateliers de reutilização de resíduos, com a colaboração do Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Plataforma do Choupal e da Ass. Ambiental Ambientalidade. Contamos poder disponibilizar mais informações sobre estas actividades durante a próxima semana.”

    Espero que a informação seja útil.
    Carla Pimentel

    ResponderEliminar